domingo, 10 de agosto de 2008

Entrevistas

1° Entrevistada: Elaine Fel Chagas, 10 anos de profissão, 02 anos de Gazeta do Povo, 05 anos no Portal Terra, Jornalista de esportes e editora chefe de um jornal da região metropolitana.

-Como você se relaciona com os meios de comunicação?
Bom, como trabalho constantemente com jornal e internet, sempre estou em contato com os todos os tipos de meio de comunicação, trabalho em três jornais, na Gazeta, no Portal Terra e em um jornal na região metropolitana, onde sou editora chefe. Tenho que ficar bem informada para dar conta dos três empregos, tenho mais contato com a internet e rádio, tv bem pouco.

-Porque a televisão é o meio que menos tem contato?
Como tenho pouco tempo para ficar em casa, escuto rádio e a internet sempre está ao alcance das mãos, gosto mais desses meios pelo fato de que ambos são mais rápidos, e eu não posso perder tempo.

-Você tem algum lugar em que Curitiba que se identifique?
Por eu ser jornalista esportiva gosto mesmo é dos estádios, onde me sinto a vontade para realizar meu trabalho.

-Qual a sua função no cotidiano do jornal?
Sou repórter e editora chefe, ou seja, faço de tudo um pouco.

-Quando o jornalismo é mais entretenimento e quando o jornalismo é mais informação?
Bom aqui no Brasil isso é cotidianamente misturado, acho que dentro da notícia jornalística sempre cabe um pouco de entretenimento, principalmente nas matérias esportivas que são sempre mais opinativas. Não dá para separar, o que particularmente não gosto é de programas sensacionalistas que se dizem sérios e fazem uma coisa completamente amadora.

2° Entrevistado: Fernando Tavares, 13 anos de profissão, repórter e assessor de imprensa.

-Como você se relaciona com os meios de comunicação?
Sempre vejo mais tv, para mim é o melhor meio de comunicação, sempre tem jornais e gosto muito de ver as imagens e depois claro a internet onde tenho um blog de notícias.

-Não tem costume de ler jornais?
Agora não mais, quando trabalhava mais como repórter eu lia tudo via tudo, hoje como estou me dedicando mais á assessoria vejo mais tv mesmo.

-Qual tua relação com Curitiba e se você tem algum ponto da cidade com o qual você se identifique?
Não sei ao certo, tenho vários, um é o centro onde fiz muitas matérias.

-Qual a tua função no cotidiano do trabalho? Como é tua rotina dentro do jornal?
Bom, desenvolvo a função de assessor, porém temos dentro da empresa um jornal onde eu sou o editor chefe e claro sempre faço matérias para meu blog de notícias pessoal.

-Quando o jornalismo é mais entretenimento e quando o jornalismo é mais informação?
Bom, na realidade o jornalismo bom de verdade é a pura e simples notícia, parece que hoje em dia virou moda misturar tudo, porém sempre dou mais atenção aos programas sérios como os jornais da Band, porém há quem goste de quem misture muito as coisas, como é o caso da internet, mas acredito que esses sejam o modo mais fácil de fazer jornal, com entretenimento, assim prendem a atenção do telespectador.
Letícia Baptistella _ Rafaela Corrales

Nenhum comentário: