sábado, 30 de agosto de 2008

A era do Consumismo

Jean Baudrillard criou teorias ligadas aos estudos dos impactos da comunicação e das mídias na sociedade e na cultura contemporânea. No livro A sociedade do Consumo, o autor analísa um fenômeno recorrente das sociedades criadas na segunda metade do século XX. Com base nos fundamentos de Baubrillard, analisaremos quatro edições da revista NOVA. Uma de 2001, outra de 2004 e duas de 2008.
Num primeiro momento pode-se perceber que as capas apresentam sempre mulheres com belas feições, corpo magro, bem maquiadas, enfim, mulheres perfeitas. A respeito disso, podemos destacar que para o autor, na era do consumo, a beleza foi padronizada. Baudrillard afirma, em seu livro, que as grandes corporações criaram novas hierarquias sociais que instigam o culto exacerbado do corpo. Esse conceito padronizado de beleza faz com que milhares de mulheres se esmerem para conseguir ter um corpo como as modelos das capas de revistas como essa. A exemplo disso podemos citar uma chamada da edição de março de 2004 que comprova essa teoria: “Cabelo de deusa sexy: agora você pode ter o corte, a cor e o penteado de Alinne Moraes, Daniella Cicarelli e Maria Fernanda Cândido”
Baudrillard diz em seu livro, “a simulação já não é a simulação de um território, de um ser referencial, de uma substância”. “É a geração pelos modelos de um real sem origem, nem realidade: hiper-real”. Podemos afirmar que os leitores dessa revista se encaixam nessa realidade, pois estão sempre em busca de um corpo, pele e cabelos melhores. É possível dizer que a revista se fundamenta na imagem do hiper-real com matérias que induzem os leitores a usarem produtos de beleza e fazerem dietas e plásticas para alcançarem o perfeito.
Com base no que foi analisado, concluímos que “a era do consumo” que Baudrillard descreveu é ainda mais acentuada nos dias atuais. Os simulacros e os sinais estão, de forma crescente, constituindo o mundo contemporâneo, de tal forma que qualquer distinção entre “real” e “irreal” torna-se impossível.


Daniela Gorski, Francieli Santos, Iara Martins, Karin Sampaio, Tabata Viapiana.

Nenhum comentário: