domingo, 31 de agosto de 2008

GJOL, UM EXEMPLO DE UNIVERSALIZAÇÃO DA NOTÍCIA

Para Pierre Levy os computadores interligados podem favorecer o surgimento da “Inteligencia Coletiva”, e é nesse contexto que se encaixa o Blog do Gjol, que apresenta um grupo de pesquisa em Jornalismo on-line de qualidade, trocando “inteligencia”(informação) com os seus receptores.
Nesse caso, ao contrário de outros meios de comunicação, o receptor pode interagir com o emissor, tendo direito de resposta. Desse modo, existe uma globalização de informações, uma troca constante de pensamentos, onde imagens, videos e textos são transmitidos via internet para quem quiser ver e ouvir, por isso para Levy “a comunicação interativa e coletiva é a principal atração do ciberespaço”, o que leva muitas pessoas a visitarem o Gjol.
Pode-se dizer que antes da democratização e popularização da Internet a comunicação ainda era controlada, censurada, barrada de alguma maneira; seja por uma editora, por uma redação de jornal, ou por algum tipo de linha editorial. Hoje, há liberdade total de expressão no ciberespaço. O computador interligado à rede está mudando o mundo da comunicação, na maioria das vezes tornando-se um instrumento de colaboração. É a total universalização da notícia.

Arthur Santana, Bruna Alcantara e Pedro Dourado

Nenhum comentário: