sábado, 30 de agosto de 2008

Jogos Midiáticos

A cobertura dos Jogos Olímpicos tem ganhado cada vez mais espaço nas programações dos meios de comunicação, chegando a ser denominada por Bourdieu como um “espetáculo televisivo”. Por ser um evento mundial, as Olimpíadas carregam um caráter nacionalista, situação que suscita sentimentos de pertencimento e de identificação, tanto nos atletas quanto nos espectadores.
As emissoras de todos os países focam suas transmissões nos esportes que são paixão nacional, naqueles em que o país tem mais chance de medalhas e os atletas mais famosos, tudo isso com a intenção de satisfazer o orgulho da nação.
Nesta ultima competição temos visto na televisão brasileira noticias sendo dadas repetidamente, atletas sendo vangloriados e outros transformados pela mídia em decepções, até que ponto chega o interesse dos meios de comunicação em criar um sentimento de nacionalismo?
A questão é respondida analisando a programação da Rede Globo, por exemplo, juntamente com a Sportv que, mesmo a natação não sendo um esporte forte e popular no Brasil, enfatizaram por vários dias a vitória de César Cielo, utilizaram a mesma noticia como meio para fazer matérias renderem por mais tempo.
Bourdieu também criticava os patrocinadores das Olimpíadas de Seul, que alteraram a tabela das finais de atletismo para permitir que a televisão americana transmitisse essas provas no horário nobre, e também acusa o Comitê Olímpico Internacional de atender algumas demandas do mercado retirando alguns esportes e aumentando a participação daqueles mais populares.
Realmente se torna meio estranho para algumas realidades ver o windsurf, a vela, o vôlei de praia nas Olimpíadas, mas não existem prejuízos acarretados por estas mudanças, para os atletas é bom, para a equipe técnica também, para os espectadores é uma distração, e para o mercado é mais uma chance de ganhar dinheiro em cima de uma notícia, de um atleta e de propaganda.


Douglas Trevisan, Gisele Farinhas, Igor Shiota, Mariana Virgilio, Oliver Altaras

Nenhum comentário: