quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Lucro em Primeiro Lugar

Segundo Bordieu os Jogos Olímpicos estabelecem dois referenciais no inconsciente humano: o aparente e o oculto. O primeiro refere-se ao espetáculo esportivo pautado em ideais nacionalistas, enquanto o segundo concerne no conjunto de representações midiáticas. Basicamente o autor expõe que o atleta apresenta-se como principal instrumento do evento, já que num primeiro momento é explorado por treinadores e patrocinadores e, posteriormente, pela mídia.
No livro Invasão de Campo, de Barbara Smit, a idéia de Bordieu toma forma. Ela esclarece que o meio empresarial esportivo recruta atletas de ponta para usarem seu material esportivo, e expor sua marca em competições de grande exposição midiática.
O lucro da empresa não vem diretamente com a vitória. A marca é beneficiada pela sua associação com um atleta campeão, provocando no imaginário social do consumidor que se ele usar aquele determinado tênis, roupa ele se sentirá melhor por estar usando o mesmo equipamento de um campeão.Fica claro, então, que a preocupação das empresas não é com o desenvolvimento do atleta e com o evento em si, mas sim com o ganho de maior lucro possível.

TIME: Claudia Guadagnin, Daniel Courtouke, Fernanda Giotto Serpa, Guilherme Mélo, Tatiana Olegario

Nenhum comentário: