sábado, 2 de agosto de 2008

Mediação e contra-informação

Silverstone relata a mediação como uma atividade contínua de engajamento e desengajamento que implica circulação de significado de um texto para outro.
Neste processo é inevitável a transformação de significados. O autor analisa a mediação através da comparação com a tradução. E afirma que as duas estão envolvidas em um processo que possui quatro elementos comuns.
1. Confiança representa que determinado evento possui valor para nós e por isso desejamos compreendê-lo. Somado a isso está a nossa crença que os significados presentes no evento sobreviverão a nossa tradução ou mediação.
2. Agressão porque entramos em um texto e nos afirmamos como donos de seu significado.
3. Apropriação justamente pelo fato de o objeto (evento, acontecimento, etc.) ser nosso, para nós.
4. A mediação, portanto é produzida por todos nós. Por instituições, grupos e tecnologias. Somos produtores e consumidores de mídia. Como garante Silverstone, “a mediação é infinita”. Recebemos e repassamos informações, atitudes, sensações a todo o momento.
Silverstone explica como as mídias trabalham a informação e como o público a absorve e modifica. Já Inácio Ramonet desenvolve uma crítica situando a informação como manipulada hierarquicamente pelos poderes: econômico e financeiro; midiático; político; sofrendo um discurso retórico, que é rápido, com títulos impactantes, simples, e espetacular. Assim geralmente recebemos um discurso infantilizante. A crítica consiste que esse discurso não possibilita contra-informação.
A falta de possibilidade de contra-informação faz com que o nível dos meios esteja cada vez mais medíocre e insatisfatório, debilitando o processo de mediação descrito por Siverstone do “início ao fim”, pois “o nível educacional sobe, o nível midiático desce” (RAMONET, I 2003)
Para Silverstone as mediações criam novas realidades, pois adicionam significados às outras. Por esta razão o elemento central e essencial que dirige todo este processo é a confiança. Confiança nos mediadores

Flávia Zanforlim, Giovana Gulin, Juliana Lima, Mariana Guzzo

Nenhum comentário: