quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Mediação

O autor coloca no texto que a mídia é um processo de mediação. Esse processo ocorre através da constante transformação de significados existente dentro da mídia, seja ela oral, audiovisual ou escrita.
A cultura midiática em que vivemos é contestada. Segundo Silverstone, o fato de sermos forçados a participar dessa cultura, gera problemas. Não há ao certo uma origem, uma explicação para tal cultura. A ligação entre o mediador e o seu texto, ou seus objetos de estudo, pode não ocorrer com freqüência, ocasionando um conflito entre produto e mediador. A tradução também é questionada no texto. Diferentemente da mediação, ela passa mais credibilidade, é mais aceita como um trabalho de autoria.
Todos nós somos mediadores. É necessário haver uma maior compreensão do que esse processo possa acrescentar. Como qualquer outro sistema, há falhas em seu percurso. Mas o fato de nos trazer maior possibilidade de atenção, tecnologias, informação e conhecimento compensa as partes em que não é satisfatório.

Letícia Baptistella / Rafaela Corrales

Nenhum comentário: