quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Modernidade e Meios de Comunicação - Polistchuck

Modernidade e Meios de Comunicação

A noção de modernidade segundo POLISTCHUCK e TRINTA, sustenta-se em pelo menos três núcleos de significação:

1. significação cultural, cognitiva e ética
2. significação econômica e social
3. significação política

Os autores declaram que “o estado-nação emergente foi o principal representante da Modernidade, época em que se edificam mercados e Estados.” Esses estados nacionais apresentam traços característicos bem parecidos, como a intensa vigilância que exercem sobre os cidadãos. Dessa forma a organização e observação andam sempre juntas, os meios de comunicação sempre tiveram o objetivo de colaborar para o êxito social e político e são responsáveis pela Modernidade assinalar gradativo apagamento da perspectiva espacial.
Neste capitulo (três) eles explicam como surgiu o termo mídia, explicando a expressão mass media (meios de comunicação tecnicamente aptos à difusão simultânea de toda espécie de informação, destinando-a a um grande número de indivíduos) que surgiu com o intuito de designar os meios de comunicação como “instrumentos eficientes de difusão coletiva”. Ouve-se então falarem sobre “sociedade midiatizada” (sociedade influenciada pela mídia), “ sistema midiático” (proporcionado pelo poderio da mídia), e de “cultura midial” ( nova ambiência cultural) , sendo que em qualquer um desses casos estão os meios de disseminação rápida e generalizada da informação.

A mídia se preocupa com idéias, principalmente sobre políticas. Desde então ela passou a ser fonte de poder social, influenciar como ser influenciada por diferentes ordenações sociais, a persuadir “porque advoga em causa própria, ainda que o faça a pretexto de representar todos nós” e a propor um comportamento coletivo. Dessa forma eles acreditam que principalmente a televisão, teve um papel importante “para a existência psicossocial coletiva” e que passamos a viver imersos em uma cultura midial.

São esses os temas e as questões que “os vários modelos teóricos da Comunicação ocuparam e/ou ainda ocupam, se acentuam ou modificam-se com os tempos pós modernos”. Dessa forma “Modernidade quer dizer conjunto de transformações que ocorreram no âmbito da cultura e da vida social no curso dos últimos três séculos”.



Amanda Bahl, Barbara Albuquerque, Carolina Fornazari, Claudia Guadagnin e Marina Salmazo

2 comentários:

tallescabral disse...

Neste capítulo, o que o autor quer dizer quando fala em relação de ascendencia e descendencia da mídia com a modernidade?

Ramon disse...

Ou também quero saber essa ai que o Talles perguntou kkkkkk.... não to conseguindo respoder a questão do Delfim tb ...