segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Identidades pós-modernas


Segundo o texto de Stuart Hall, o indivíduo da pós-modernidade passou por diversas mudanças até chegar na identidade em que se encontra. O que se observa hoje, é um individuo composto por identidades fragmentadas e algumas vezes contraditórias.


"A identidade torna-se uma 'celebração móvel': formada e transformada por continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam". (Hall, 1987)


O maior processo de mudança que ocasionou grande impacto na identidade cultural da sociedade foi certamente a globalização. A sociedade transformada através deste processo, se identifica por mudanças constantes, que se dão de forma rápida e permanente. Pode se apontar que esta é a principal diferença entre as sociedades tradicionais, onde o passado era adorado e o futuro planejado de acordo com as práticas do presente, e a sociedade moderna que é definida geralmente pelo convívio com mudanças rápidas e explosões de informações a todo o momento. É evidente que dentre as transformações vividas na pós-modernidade, o tempo e o espaço estão dentre as mais importante.


"O desalojamento do sistema social - a extração das relações sociais dos contextos locais de interação e sua reestruturação ao longo de escalas indefinidas de espaço-tempo".


Em sua exposição sobre a modernidade, Hall cita também uma fala relevante de David Harvey, que sugere a era moderna como "um rompimento impiedoso com toda e qualquer condição precedente; Caracterizada por um processo sem-fim de rupturas e fragmentações internas no seu próprio interior". Com a grande abrangência de identidades que o sujeito pós-moderno pode se apropriar, a divergência de opiniões, que dizem respeito não só aos valores e a cultura do indivíduo, mas agora também com todo o processo de mudança que o mesmo tende a se adaptar, é cada vez mais difícil obter unanimidades e direcionamentos convergentes.

Tabata


Tabata, Lívia, Anna e Cleverson

Nenhum comentário: