quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Jogos da Manipulação

Para Bordieu, os Jogos Olímpicos são espetáculos propriamente esportivos e fortemente fantasiados pela mídia. Estabelecem-se dois referenciais no inconsciente humano: o aparente e o oculto. O primeiro refere-se ao espetáculo pautado com ideais nacionalistas, enquanto o segundo concorre com o conjunto de representações midiáticas.
Para os telejornais de todo Brasil, a questão é clara: obedecer as regras econômicas(impostas por patrocinadores) e transformar o acontecimento num espetáculo televisivo, capaz de satisfazer o orgulho nacional ou nacionalista.
Além disso, há uma forte exploração simbólica e econômica das vitórias. É maçante a quantidade de vezes exibidas as principais conquistas, com textos emocionantes para tocar os frágeis corações brasileiros, tão fáceis de serem atingidos e manipulados.
Desse modo, o show está completo...e a enganação também. São dias em que o país para querendo torcer por sua nação!Dias em que o orgulho nacional se aflora. Mas são só alguns dias, depois passa!

Arthur Santana, Bruna Alcântara e Pedro Dourado

Nenhum comentário: