segunda-feira, 13 de outubro de 2008

As influências do avanço tecnológico

O jornalismo online se divide em dois momentos: o primeiro apenas de transcrição do impresso para o online, e o segundo de nova modalidade de linguagem, adequado a este novo meio.
A primeira experiência de notícias na rede foi exposta em meados dos anos 70, pelo The New York Times, que fazia apenasuma trancrição do impresso. Já em1993,teve início com o The San jose Mercury News (American Online), o jornalismo online propriamente dito. Isso porque as atualizações se davam de acordo com o tempo exigido pelo meio, a apuração dos fatos era mais rápida e a linguagem mais dinâmica.
Desde 95, devido ao desenvolvimento tecnológico, a versão do jornalismo online ou jornais hipermidiáticos, tem se tornado cada vez mais freqüente.
Com a integração do design ao meio da comunicação, se cria uma maior eficácia no entendimento da notícia e uma maior interação do internauta com o conteúdo. Fenômeno tratado por Rush (2005) como: “evento áudio-visual extensivo.”
Em 1989, o boom da publicação na internet se deu pelo grande advento World Wide Web, a partir daí se tornou muito mais fácil e interessante acessar uma notícia.
A partir daí, a publicação na web se tornou desenfreada. Em um curto espaço de tempo as tecnologia foi favorecendo cada vez mais e a cada dia q1ue passava o numero de publicações se torva consideravelmente grande.
No brasil o jornal online teve inicio com o “Jornal do comércio de Recife”, em 1995. O único que atuava na época com uma plataforma ligada ao tempo real era o Jornal do Brasil.
No início, os jornais seguiam um formato tradicional, com poucas cores e fotos. Com o aumento de acessos de internautas, os meios se viram na necessidade de se recriarem, utilizando mais elementos disponibilizados pela web.
Acredita-se que a constante mudança estará sempre presente no jornalismo online devido ao avanço frenético das tecnologias.

Daniela Gorski
Francieli Santos
Iara Martins
Karin Sampaio
Tabata Viapiana

Nenhum comentário: