domingo, 5 de outubro de 2008

A cibercultura e o Jornalismo Online

A cibercultura já é presenciada no dia-a-dia por milhões de pessoas, através do uso das tecnologias digitais, como exemplo, temos o celular, voto eletrônico, webcam, imposto de renda via-internet, o que permite hábitos em diversos meios.
Ela é primordial, principalmente na obtenção de pesquisas pela internet, o que torna a busca de informação algo mais simples e acessível, o que ao longo dos anos, pode mudar o costume de ir até uma banca comprar uma revista, ou seja, uma cultura arrigada a outras mídias, principalmente o jornal impresso.
A cibercultura é evidentemente marcada pela tecnologia, mas também implica uma geração de interesse maior, a percepção e a imaginação ficam mais aguçados.
No Jornalismo a cibercultura foi absorvida em muito pouco tempo quando consideramos o fazer reportagens e notas. Ela está sempre em evolução e ainda está em curso.
O Jornalismo online, tem merecido destaque, pela apuração de notícias em curto espaço de tempo e aprofundamento da notícia. Ele possuí maior eficácia e permite a participação do leitor.
Os jornais de formato online, podem ser classificados como webjornalismo, jornalismo online, cyberjornalismo, jornalismo eletrônico ou digital.

Caroline Brand

Nenhum comentário: