sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Comunicação em rede e novos agentes socializadores

Através da internet podemos conhecer novas pessoas, criar novas amizades, comunicar com indivíduos a milhões de quilômetros de nós. Proporcionando o acesso a uma enorme e diversificada quantidade de informação, muitas vezes em questão de segundos.
Cada vez mais o homem está ligado a este invento; seja no trabalho, nas escolas, em casa usa-se a internet. Se hoje em dia já se está neste patamar, em que já existem pessoas que trabalham em casa, estudam, brincam, namoram, casam, enfim, tudo pela Internet sem.
Atualmente existe uma crença generalizada na sociedade, a inclusão digital significa melhorar as condições de vida com ajuda da tecnologia; atingir melhorias sociais a partir do uso do computador, o que possibilita a conexão dos indivíduos em rede. A inclusão digital se tornou requisito para a luta contra a exclusão social , presente nos países desenvolvidos e nos emergentes, tanto no primeiro como no terceiro mundo, embora mais agravado neste último.
Usa-se a expressão analfabetismo digital para pessoas que não são inseridas nesse “mundo digital” e o apontam como grande fator de exclusão social.
A questão da inclusão social, entretanto, vai além das questões de identidade e do
trabalho. Para superar essa situação precária é preciso investir na inclusão digital , entendendo-se por isso ter acesso ao computador conectado à Internet e saber lançar mão das suas interfaces.
Segundo Cláudia Maria Moraes, em seu artigo: Comunicação em rede e novos agentes socializadores: recepção e práticas culturais no consumo de Internet em lan-houses, ela faz uma contextualização da situação atual da inclusão digital. Segundo ela as lan houses seria um ótimo instrumento de inclusão digital, porém a sociedade capitalista deixa o consumismo atingir o principio da responsabilidade social.
Essas novas tecnologias mudam o contexto social, trazem alterações nos processos da informação, da interação do individuo com a sociedade e o mundo.

Nenhum comentário: