segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O jornalismo online como um divisor de águas na comunicação

Os textos Cibercultura no Webjornalismo e Jornalismo Online como evento audivisual extensivo, discutem a trajetória e adaptação do jornalismo online e suas características nos meios de comunicação. Relacionamos o conteúdo de ambos com as idéias de Pierre Lévy, que dentre elas, discute sobre a perda de credibilidade das notícias pelo fácil e rápido acesso da Internet por qualquer pessoa no mundo. Desta relação, pode-se concluir que a Internet chegou de uma hora para outra, mas não segue aquele ditado popular de que, "com a mesma velocidade com que começou, também pode terminar".

A grandiosidade com que a Internet chegou, a tornou mais do que uma simples evolução tecnológica no campo jornalístico, já que a idéia da notícia em tempo real, cedo ou tarde iria ser implantada. A vulnerabilidade da Web também teria que ser vista com cuidado , já que a interatividade em tempo real feita por qualquer pessoa também teria que ser adaptada.

As consequências do mundo virtual foram tão grandes, que os meios de comunicação tiveram simplesmente que se adaptar à Internet sem nenhum questionamento, vide a adaptação dos jornais de todo o mundo. A evolução tecnológica e a tendência sobre o imediatismo das informações, fizeram com que a interatividade da Web e toda sua complexidade chegassem como lei no ambiente comunicacional. Consequentemente, obrigando os jornalistas a reverem diversos conceitos do campo jornalístico.


Equipe: Douglas Trevisan, Giselle Farinhas, Igor Shiota, Mariana Campos, Oliver Altaras

Nenhum comentário: