sábado, 8 de novembro de 2008

O corpo e a influência midiática

A mídia é considerada a principal culpada pela ditadura da beleza, o que, nos anos mais recentes, incluiu o conceito de que “belo é ser magro”. A idéia já está tão enraizada na mente das pessoas que, quando alguma figura pública foge dos padrões, é vista com maus olhos. A cantora Britney Spears, por exemplo, no ano passado decidiu raspar os cabelos e apareceu bem acima do peso, em praticamente todas as mídias em que pudesse aparecer. Muitas pessoas, inclusive fãs, reprovaram seu comportamento e a cantora virou motivo de chacota até decidir emagrecer e deixar o cabelo crescer.
Filmes como “pequena miss sunshine” discutem a relatividade do que é belo. Quando a atriz principal, uma menina “gordinha” de óculos, é chamada para um concurso de beleza, poucos acreditam que possa vencer, justamente por não se encaixar nos padrões que surgiram nos últimos anos.
A própria mídia surge com alternativas aos padrões, mas não são bem aceitas pelo público, que já estabeleceu seus conceitos de beleza baseados no que antes foi imposto. Porém, seguindo a idéia de que a mídia impões tais padrões, é de se esperar que novos conceitos surjam no futuro.
Por Bruno Camargo Manenti

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá gostei muito do seu Blog,mas não achei onde posso te seguir.
Por favor me diz como posso te seguir...Obrigada :)