quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Fim do Jornal Impresso?


O crescimento de publicações digitais junto com o desenvolvimento da internet tem despertado uma polêmica interessante entre jornalistas e especialistas na área de tecnologia: o jornal impresso vai acabar? Existem várias opiniões, há quem diga que o jornal convencional não vai sobreviver ao próximo século e há também quem acredite que não haja nenhuma ameaça às publicações impressas, por mais avançada que seja as digitais, nada supera o conforto que um jornal ou revista proporciona aos leitores.
Francine Lopes Cardoso

4 comentários:

Anônimo disse...

caríssima celina, pensar se o jornal vai chegar ao próximo século? bem, poderíamos também nos perguntar se o ser homano chegará até lá, faltam 92 anos pra gente conferir... de qualquer forma, eu acredito que o jornal impresso ainda vai durar muito tempo.
-felipe araújo-

felipe araujo disse...

digo... ser humano...rs

Gabriel Alexandre disse...

Eu trabalho com jornalismo online e hoje posso dizer com segurança que os impressos (periódicos) não estão com seus dias contados. Primeiramente, o conteúdo online é padronizado e a única diferença é a inclusão de hiperlinks, vídeos, imagens e infográficos. Servindo como um complemento do que você leu no impresso. O online e viável para quem não tem tempo para folhar o jornal. Tanto que os números expressivos de assinantes desmentem esse boato, ao menos em Curitiba. A Gazeta do Povo e o Estado do Paraná tiveram um aumento fabuloso de assinantes.
Mas o grande problema são alguns conteúdos restritos para assinantes de provedor ou do jornal. Nada mais prazeroso do que você ler o que quiser, no impresso. Segundo, que os recursos utilizados se diferenciam de uma página a outra, deixando o jornal atrativo. Apesar da expansão do jornalismo online, não acredito no fim do impresso.

Jorge Ramiro disse...

Eu prefiro ler a notícia no meu tablet, porque acho que é mais conveniente e interativo. Antes as pessoas lêiam jornais, agora as pessoas lêem notícias. É uma nova forma de jornalismo. Às vezes eu fico cansado de ler na Tablet. Mas eu comprei óculos nike e agora não se cansam os olhos.