terça-feira, 3 de março de 2009

“A comunicação é o processo que envolve a troca de informações utilizando-se dos sistemas simbólicos como base para o entendimento das informações a serem passadas. Podemos também identificar algumas maneiras de se comunicar: duas pessoas podem se comunicar através da fala, escrita, gestos com as mãos, mensagem enviadas através do telefone, Internet e outros meios de telecomunicações que permitem assim a interação entre as pessoas afins de algum tipo de troca informacional.”

McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem.

McLuhan tenta definir comunicação não somente sob o âmbito do jornalismo, mas num olhar mais geral. O jornalismo é apenas uma das vertentes da comunicação. O autor define comunicação sendo todo e qualquer processo envolvendo uma troca de informações.
A comunicação é uma ferramenta indispensável para criar ou transmitir conhecimento. Desde uma experiência cientifica, até uma relação sentimental humana implica em comunicação. Não só com palavras, também com troca de gestos, com simbologias...
Portanto o processo comunicativo se faz necessário em todas as etapas do conhecimento. A comunicação é o pilar da sabedoria.

Equipe: Angela Laureanti, Evelin Schelbauer, Marina Miranda e Milena Malanski.
Jornalismo 3º Período - Turma B

Nenhum comentário: