segunda-feira, 9 de março de 2009

Comunicação estilosa!



"Podemos dizer que a comunicação é concebida como um processo em que alguém diz alguma coisa a outro alguém em um ou outro meio ou canal, com tal ou qual efeito. Sendo assim, uma roupa, um item de moda ou indumentária, seria o meio ou canal pelo qual uma pessoa "diria" uma coisa a outra com a intenção de efetuar alguma mudança naquela outra pessoa. A peça de roupa, segundo essa explanação, é então o meio pelo qual uma pessoa manda uma mensagem a outra. É por meio da roupa que uma pessoa tenciona comunicar suas mensagens a outra. A mensagem, assim, é uma intenção da pesssoa e é isso que é transmitido pela roupa no processo de comunicação. A mensagem é também, naturalmente, aquilo que é recebido pelo receptor. O que é mais importante nessa descrição de comunicação é a intenção do remetente, a eficiência do processo de transmissão, e o efeito em quem a recebe."

Então,com certeza, moda e indumetária são formas de comunicação não-verbal uma vez que não usam palavras faladas ou escritas. Quando Umberto Eco declara que está "falando através" de suas roupas,por exemplo, quer dizer com isso que está usando roupas para fazer a mesma espécie de coisas que a palavra escrita faz quando ele a usa em outros contextos. Por fim, o que a moda e os objetos que utilizamos para compor nosso visual dizem sobre nós? e que mensagens eles passam às outras pessoas? Apresentamos o mundo da moda como maneiras de comunicar e formar identidades de classes e gêneros sociais.


Barnard, Malcolm
Moda e Comunicação

Jéssica Kimy e Lívia Pulchério- Turma B

Um comentário:

celina disse...

aqui vcs já dialogam mais com o tema...legal...