quarta-feira, 11 de março de 2009

Comunicação Pós-Moderna





A comunicação é a junção do mundo pós-moderno. A comunicação tratada de maneira contemporânea faz referência ao simbolismo, pensamentos; é o que recria uma aliança. O que torna possível, que reconheçamos uns aos outros, e que conheçamos também a nossa história.
Nesse entendimento, a idéia de individualismo não faz muito sentido, pois cada um está ligado a outro pela mediação da informação. A comunicação é a relação de construção da sociedade.
Na atual “sociedade de informação”, o individuo têm uma formação comum a todos os outros, e ele só reconhecido único, ao analisar as relações que ele estabelece com outras pessoas, a partir da comunicação intrapessoal.
A comunicação é o que aproxima os indivíduos e a informação é meramente usada de maneira utilitária, a fim de informar e não de estabelecer laços. Podemos concluir então, que a comunicação na pós-modernidade estabelece um caráter muito mais pessoal e afetivo, enquanto a informação é o que forma a perspectiva racional do ser humano, que é usada como um alicerce para estabelecer uma comunicação primária entre indivíduos.
(Revista FAMECOS • Porto Alegre • nº 20 • abril 2003 • quadrimestral) Reflexão concebida dialogicamente, a partir de proposições baseadas na obra de Michel Maffesoli, por Juremir Machado da Silva, que também traduziu o texto).

Ivo Stankiewicz, Mylena Gama, Priscila Ribas, Robson Leandro
3º Período de Jornalismo - Turma U - Noturno.

Um comentário:

celina disse...

ótima reflexão!
a fonte tb.