quinta-feira, 12 de março de 2009

Conceitos de Comunicação

No mundo social, todo ser humano tem o dom da comunicação para conseguir se manifestar de várias formas e contextualizações, utilizando-se das diferentes teorias da comunicação para que se possa construir um bom entendimento dentro da sociedade.
A comunicação funciona como um fio condutor para a continuidade da sociedade, pois sem ela não há evolução. Por exemplo, um bebê se comunica com alguém para aprender a falar.
É o processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor, no qual as informações transmitidas por intermédio de recursos físicos (fala, audição e visão, etc.) ou de aparelhos e dispositivos técnicos, são codificadas na fonte e decodificadas no destino com o uso de sistemas convencionados de signos ou símbolos sonoros, escritos e gestuais, segundo o dicionário Houaiss.
A comunicação pode se tornar um meio de manipulação, quando se trata do conceito psicológico: forte dependência dinâmica entre duas regiões da personalidade, de modo que as alterações de uma provocam alterações proporcionais na outra, segundo Kurt Lewin (1890-1947). Nos meios de comunicação de massa, essa habilidade de dialogar e se fazer entender podem fixar ideologias políticas na cabeça das pessoas.

Fontes: Dicionário da Língua Portuguesa – Houaiss
MARCONDES FILHO, Ciro. O conceito de Comunicação (http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/espiral/ciberia22.htm)

Paula Correia, Renata Campos, Tali Miranda e Thyago da Silva
3º Período de Jornalismo - Turma U - Noturno.

Um comentário:

celina disse...

boa pesquisa, texto articulado.
poderia ser só o conceito, sem mudar a redação.