quinta-feira, 12 de março de 2009

Conceitos de Comunicação

1º. Conceito:
"A comunicação é, por excelência, um fato de observação que altera o observado e se altera simultaneamente para ser observada."

(COMUNICACIÓN POR RESULTADOS. El cambio organizacional por la visión integrada. Por Luiz Alberto B. de Farias).
2º. Conceito:

"Os elementos básicos da comunicação são: a realidade ou situação, os interlocutores, conteúdos ou mensagens, os signos e os meios. Mas para que haja comunicação é necessário compreender que esta não inclui apenas as mensagens que as pessoas trocam deliberadamente entre si. O tom das palavras faladas, os movimentos do corpo, e etc.. Às vezes até mesmo o silêncio comunica, o que as palavras não comunicam às vezes é transmitida pelos olhos ou pelas mãos. Da mesma maneira que é impossível não comunicar porque tudo na vida comunica, a pessoa que comunica em geral necessita dar a seus interlocutores uma idéia sobre como ela deseja que sua mensagem seja decodificada. Isto chama-se metacomunicação. É próprio da comunicação contribuir para a modificação dos significados que as pessoas atribuem as coisas. E através da modificação dos significados a comunicação colabora na transformação das crenças, dos valores, e dos comportamentos. Daí o grande poder da comunicação. Logo a comunicação pode definir-se como a interação social através de mensagens."
(DIAZ Bordenave, Juan E. O que é comunicação. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1982. _____Coleção primeiros passos 67).
3º. Conceito:

"Comunicação, etimologicamente, provém do verbo latino communicare, que significa "por em comum". A finalidade da comunicação é pôr em comum não apenas idéias, sentimentos, pensamentos, desejos, mas também compartilhar formas de comportamento, modos de vida, determinados por regras de caráter social."
(Livro - Comunicação em Língua Portuguesa - Maria Margarida de Andrade e do João Bosco Medeiros).
Grupo:
Adriana Maestrelli
Ana Lígia Pradela
Jonathan Seronato
Ruann Jovinski
Jornalismo A - 3° período - manhã

2 comentários:

celina disse...

ok
o q mais nos diz respeito é o do bordenave. ele é um autor´q já se usou bastante, no brasil.

Lúcia Leiro disse...

Gostaria de parabenizar o grupo da Prof.a Celina pelo trabalho realizado. Também atuo na área e tenho orientado os meus alunos a produzirem através dos blogues (não quero mais pegar em papel... rs)

Sendo da área de Letras, estudo a linguagem no processo comunicativo, observando as condições de produção, os propósitos comunicativos, o discursos dos interlocutores, etc.