quarta-feira, 11 de março de 2009

Contribuições de conceitos de comunicação mediada por computadores e visualização de informação para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem colaborativa



Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras

Heloísa Vieira da Rocha

Instituto de Computação (IC) - UNICAMP

Fernanda Maria Pereira Freire

Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) - UNICAMP

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Campinas, SP - Brasil

Luciana Alvim Santos Romani

Embrapa Informática Agropecuária

Campinas, SP - Brasil



...Uma das características básicas de Educação a Distância (EaD) é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via entre professores e alunos que não se encontram em um mesmo espaço físico necessitando, portanto, de meios que possibilitem a comunicação entre eles. A comunicação pode se dar de várias formas: via correspondência postal ou eletrônica, telefone, rádio, televisão, etc. (Nunes, 1994)...

Os cursos por correspondência postal são um exemplo de ensino-aprendizagem individualizado: os participantes não dispõem de meios para saber quem são seus colegas de curso e todas as suas dúvidas são direcionadas para o professor. Por esta razão dificilmente se observa a formação de comunidades de aprendizagem em cursos desta natureza.

A mais recente tecnologia utilizada em educação a distância é a Internet. Esses cursos a distância utilizam diversos recursos de comunicação (correio eletrônico, bate-papo, fóruns e listas de discussão, por exemplo) que potencialmente possibilitam a aprendizagem colaborativa: as pessoas sabem quem são seus colegas e podem interagir com eles utilizando tais recursos. Paradoxalmente, nota-se que os participantes pouco interagem entre si, canalizando sua interação com o professor...

Fragmentos extraídos de http://teleduc.nied.unicamp.br/artigos/7_sbie2001.pdf.

Alunos Anderson Ayres / Ricardo Prado / Jhari

2 ano jornalismo noturno Pontifícia

Universidade Católica do Paraná

Um comentário:

celina disse...

seria mais adequado um conceito mais geral, mas ok.