segunda-feira, 9 de março de 2009

McLuhan: Comunicação por signos

Marshall McLuhan é considerado por muitos o precursor dos estudos sobre comunicação, assim como sua influência e relação com as pessoas. Ele criou conceitos muito conhecidos, como o de “meio de comunicação com extensão do homem”. Em suma, esse conceito afirma que os meios de comunicação têm interferências até mesmo nas sensações humanas. Teorizando a comunicação, McLuhan a define como “processo de troca de informações utilizando sistemas simbólicos como base dos entendimentos das informações”. Basicamente, os símbolos contêm informações pré-concebidas a partir do conhecimento e repertório existente em cada pessoa e sociedade. Nesse contexto, a diversidade de culturas pode permitir que um mesmo símbolo tenha interpretações e significados variantes.


Grupo: Igor Hudson Castanho
José Mário Dias
Paulo José Mello
Vinícius Gallon de Aguiar

Jornalismo B - Manhã - 3º Período


Retirado do Artigo Online: Os Aspectos da Comunicação e Sua Importância no Ensino Superior, de autoria de Ewerton Mauricio Cruz de Alencar. Acesso em 9 de março de 2009, 11:57 AM.
http://www.administradores.com.br/artigos/os_aspectos_da_comunicacao_e_sua_importancia_no_ensino_superior/21821/

Um comentário:

celina disse...

ok
mas o início
¨Marshall McLuhan é considerado por muitos o precursor dos estudos sobre comunicação, assim como sua influência e relação com as pessoas¨

não está bem formulado.
ele é precursor no que diz respeito à discussão da comunicação de massa

ajustem, por favor.