segunda-feira, 9 de março de 2009

Rádio Digital


Após a inserção da TV digital no mercado brasileiro, a nova cara da “telinha” virou assunto presente em muitas conversas informais e debates em sala. Apesar de não saber a fundo como a tecnologia funciona, a maioria das pessoas já tem uma noção (mesmo que pequena) sobre os benefícios, as diferenças, etc. É claro que nós, como estudantes de comunicação social, acabamos discutindo um pouquinho mais sobre o tema, afinal, é nosso dever estar por dentro de tudo que envolve novas mídias, ou ao menos tentar.
Nessa euforia de novidades, acabamos cometendo o erro que a maioria dos nossos amigos e parentes cometem: achando que jornalista é só aquele que aparece na tv. Resultado: endeusamos ainda mais a televisão, e nos esquecemos que o rádio também passa por esse processo digitalização.
A principal melhoria da rádio digital será a mesma da TV, a qualidade do som. Basicamente, a AM terá qualidade de FM e essa última de CD, uma ótima novidade para a AM, que há muito tempo estava sendo prejudicada pela falta de qualidade no som.
Mas a maior diferença não é essa. Os novos aparelhos terão display onde aparecerão informações sobre a música, previsão do tempo, do trânsito, além de imagens e mapas. Outra melhoria está no fato de que os rádios não sofrerão interferência aparelhos que estão por perto, como liquidificados ou motor de carro.
Por incrível que pareça, a rádio digital está implantada no Brasil desde 2005, mas nossos aparelhos ainda são analógicos. Apenas algumas rádios dispõem da tecnologia, como a Jovem Pam e Eldorado. Nosso país optou pelo sistema americano, que ao contrário do francês, permite com que as rádios emitam sinal analógico e digital.
Fica aí um resumo muito superficial das melhorias da digitalização da rádio, e uma crítica sobre quanto tempo mais será necessário para a rádio digital ser finalmente inserida na sociedade. Quem sabe quando nossos olhos deixarem de estar voltados apenas para a televisão.

Lívia Pulchério e Jéssica Kimy.
Jornalismo B Diurno, 3º período.

Um comentário:

celina disse...

boa reflexão, evidenciando um processo de questionamento do tema. legal!
por outro lado, da proxima prefiro q busquem um texto mais objetivo, sem ¨alunos de comunicação etc ¨ok?