domingo, 5 de abril de 2009

Jornalismo Cultural

Escrever sobre música, cinema, literatura ou cultura pop de uma forma geral é – e sempre será – algo extremamente passional. Para a maioria das pessoas, seria algo como trabalhar com o que se gosta. Ou seja, o trabalho perfeito. Da junção de gostos entre dois amigos; um fã de Echo & The Bunnymen e outro apaixonado por Engenheiros do Hawaii, nascia o Scream & Yell: “Eu gostava de escrever, era metido à enciclopédia de música, tinha uma coleção invejável de vinis e muitas pessoas próximas freqüentavam a minha casa ou para ouvir um som ou para gravar fitas”, conta Marcelo.

Quando optamos por falar sobre um determinado livro, filme ou disco, estamos expondo nossa opinião, por vezes extremamente passional, sobre um determinado “produto” que abrange um grande número de pessoas. “O espaço que o S&Y tem vem ao encontro das necessidades de expor um texto” comenta Marcelo. “E eu, sempre, procuro pensar que assim estou abrindo um espaço, um canal, para este colaborador. Muitos agradecem várias vezes pelo fato de eu aceitar e publicar um texto seu, mas, na verdade, eu devo agradecer por receber tantos e bons textos continuamente”, completa.

Para ele a experiência adquirida em zines ajuda o profissional a encontrar seu estilo. “A medida em que escreve, escreve e escreve o profissional aborda o assunto de uma maneira em que a sua idéia livre se encaixe nos padrões rígidos da instituição a que ele trabalha. Ou seja, ele aprende a fugir das amarras de um texto, ou, principalmente, de um editor chato”, brinca.

Marcelo espera que novas publicações possam fazer o que a Revista BIZZ, a Ilustrada da Folha de São Paulo e a Som Três fizeram com ele: ter vontade de ser jornalista. “Jornalismo cultural implica passionalidade. Mas há maneiras de se ser passional e ser critico. É só deixar a razão controlar a emoção. E como diria Lester Bangs: ‘Estrelas do rock são cool, jornalistas não’. Pena que muita gente por ai não tenha entendido esse recado”, finaliza.

Marcelo Costa é editor de homes dos sites iG, iBest e BrTurbo e editor do site Scream & Yell.

Alunos: Maria Luiza Iubel de Oliveira Pereira, Murilo Basso e Nathalie Maia
Jornalismo - Noturno - 3º Período

Um comentário:

celina disse...

bom levantamento de dados
mas
tem aspas demais
e
afinal, qual a função da revista?