segunda-feira, 6 de abril de 2009

Funções da mídia

Rosângela Stringari, professora da área de comunicação social.

A televisão presta no Brasil um serviço político e social, é fonte de informação para a maioria da população, sendo de fácil acesso e simples. Ela segue duas diretrizes básicas: educar (informar) e entreter. Onde na maioria das emissoras o entretenimento é o mais explorado. Os telejornais passam informação, mas mais como um show. Para a maioria a televisão é a única fonte de informação, e cabe aos jornalista e produtores dar ao público o que eles precisam.
A população não tem muita escolha de canais, não têm tv a cabo. Nos dias livres, final de semana, em que têem mais tempo para o lazer as atrações televisivas são as piores, deixando pouca opção. As novelas garantem boa fatia do mercado e também trazem informação, como a nova novela da Globo, Caminho das índias, que traz uma bagagem cultural incluida. A malhação, apesar de ser um novela das 6, é uma grande fonte de informação para o público jovem que normalmente não assiste ao jornal, abordando temáticas importantes para o público mias novo. A tv traz um aprendizado de cultura e diversidade, é uma porta aberta para o mundo, a população é que não se dá conta, e é uma porta mantida pelos produtores da tv, pela mídia. Mas ainda falta cultura, pais que deixam as crianças assistirem os programas de tv sem se preocupar com o que elas iram absorver, sem um limite de exposição. Dependendo do programa os valores são diferentes. Na Itália existem telejornais feito especialmente para o público infantil, com um vocabulário adequado, trazendo respeito e valores, o que falta no BR. Temos que ter cuidado ao passar informação para o público, a mídia influencia muito as pessoas, molda comportamentos, vocabulário, nomes.
A tv têm um papel importante e a sociedade precisa acirdar. A tv é como qualquer outro equipamento, vai ser positiva ou negativa dependendo de seu uso. Atualmente na tv não há pluralidade de informação e fontes, é raro uma abordagem diferente, muda de canal mas encontra as mesmas coisas, repetição. Há também a fragmentação da informação, ideia fragmentada, pelo tempo curto na tv atual. Mídia espetáculo. Mídia explora.Culpa do que está na mídia é dos produtores.


Maria Clara e Laura Schafer
3º período de Jornalismo - Matutino.

2 comentários:

celina disse...

ok, meninas
o objetivo de pesquisar a função foi cumprido
mas não parece q vcs tenham montado um texto a partir do depoimento...parece q só transcreveram tudo...foi assim?

marilia disse...

Educar não é a mesma coisa que informar.Com qual concepção de educação e de informação tu tá trabalhando?
Creio que seja possível passar uma informação da forma mais técnica possível, entretanto talvez, mesmo fazendo isso terá que escolher as "partes" da informação q vai passar
isso somente por um questão
prática: as vezes
é difícil passar informações pois são muitas elas são muito
grandes então faz-se necessário escolher o que passar.