segunda-feira, 6 de abril de 2009

Funções do jornalista na comunicação atual

A função do jornalista serve para mediar o que é a informação e o que é boato, segundo a jornalista entrevistada, Jéssica Amaral. Ela explica que Com a dissolução dos blogs, a informação muitas vezes fica sem controle. O papel do jornalista é importante para verificar se as mesmas informação são veridicas ou apenas boatos.
Hoje em dia, com a evolução da internet o meio de comunicação pela internet esta mudando cada vez mais. Todos os outros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, entre outros, vem procurando se adequar ao perfil do internauta para vender mais, até porque pela internet a comunicação acontece de uma forma mais veloz, não tanto quanto o rádio.
Para um profissional trabalhar com essa mudança de tecnologia é preciso muita atenção e estar sempre atualizado. Outro fator falado por Jéssica, é as reportagens postadas pela internet, na maioria das vezes não são tão aprofundadas nas informações, pois tem que ser postadas rapidamente. Por exemplo, o site da globo em que tem notícias saindo em minutos, mas sempre existem sites em que se abrange
*mais sobre determinados assuntos.
*Em relação aos meios mais utilizados ela acredita que tanto o impresso quanto o online, são muito utilizados, pois o perfil das pessoas mudou. “Os mais antigos vão preferir o impresso e os mais jovens na internet, mas os dois ainda se equivalem. “, explica Jéssica. Porém para os jornalistas o meio preferido deles ainda são os mais tradicionais, como TV, rádio, jornais impressos, porém o mundo da web exige bem mais do jornalista, porém tem que estar informado sobre todos os outros meios, no qual tem a mesma base.
*Como todos sabemos, atualmente o mercado de trabalho não esta fácil, do ponto de vista da entrevistada, o mercado de trabalho não está saturado o problema existente são os profissionais que não se dedicam o suficiente, sobre um profissional de jornalismo, ele precisa ler muito e gostar de receber informações, saber como lidar com tal situação. O grande problema que ela vê, é que já na faculdade deveria existir um método para qualificar mais seus futuros jornalistas, lógico que o problema não esta apenas na faculdade, o estudante tem que se dedicar a faculdade.



Alunas: Bárbara Lobo, Mariana Hillbretch e Simone Sadoski
3º períoso de Jornalismo noturno

Um comentário:

celina disse...

o texto tá meio truncado...


por exemplo, no primeiro paragrafo:

"Com a dissolução dos blogs..." ou disseminação?
o primeiro e o segundo periodos são praticamente a mesma coisa...

vale a pena aprimorar o texto.