segunda-feira, 25 de maio de 2009

Blues- Qualidade Musical.

Não existe uma data específica para o inicio do blues, se sabe somente que começou antes de 1900, na África, a partir do canto dos escravos negros nas plantações de algodão. Muitas pessoas acreditam que o Blues começou nos Estados Unidos, mas, ele apenas se consolidou e ficou conhecido no território norte americano.
A igreja foi um local importante para difusão do Blues. Os negros, muito religiosos, aproveitavam o momento que estavam na igreja para cantar e aperfeiçoar a música popular americana, o Blues. Inicialmente era só vocal e somente após algum tempo é que foi adicionada a melodia a esses cantos, porém o conhecimento musical era escasso e a vocalização ainda era muito presente. Com o passar do tempo foram criados padrões de harmonia tal como o famoso blues de 12 compassos.
Começou a se tornar cultura popular nos Estados Unidos a partir da década de 30 a 40 sendo uma das musicas mais populares, que todos ouviam e tinham acesso. Muitos cantores se consagraram nessa época e mesmo após o surgimento de outros estilos ainda conseguiram manter sua consagração.
Nos anos 50, Chicago era um dos pontos de encontro do blues eletrificado, estilo que se caracterizava através do uso de amplificadores. Entre as décadas de 60 e 70 o blues se expandiu pelo mundo deixando de ser apenas um ritmo americano. E nesta época foi criada a chamara “invasão britânica”, onde várias bandas de rock da época começaram a tocar blues de uma forma diferente, o chamado British Blues.
Porém, após a febre britânica pelo blues, ele começou a perder espaço para a era do disco e ficou praticamente esquecido até surgir novamente nos anos 80. Vale lembrar que, apesar de tudo, o Blues serviu de inspiração para estilos musicais como o Rock, o Jazz, Soul, e que muitas ramificações do Blues surgiram para atender as necessidades do novo público que ia surgindo.
Hoje, não vemos o Blues como um dos mais requisitados da indústria cultural. Infelizmente, cada dia mais a indústria cultura focaliza seus investimentos em músicas com qualidade pobre, que é facilmente vendida a absorvida pela população. Diferente disso, o Blues tem um público único, que mesmo após a queda na popularização do estilo, continua escutando e admirando o trabalho de novos músicos.



http://www.youtube.com/watch?v=5VcGXHx8WwM


EQUIPE: Angela Laureanti, Evelin Schelbauer, Jessica Kimy, Marina Miranda.

Nenhum comentário: