segunda-feira, 25 de maio de 2009

FORRÓ

O forró é uma dança popular de origem nordestina. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região nordeste do Brasil. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.
A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo que sugere que a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, significando arrasta-pé, confusão, farra.
Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que o espalharam, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra. Em geral, o forró é uma exemplificação de produto cultural que sofre a influência da mídia a fim de transformá-lo em produto vendável. Ele vem se adaptando às novas formas de vender música, e para isso foi se adaptando aos novos formatos, aqueles que mais vendem. Do forró de Luiz Gonzaga, chegou-se ao forró eletrônico. Este surgiu paralelamente ao forró universitário, na década de 90. O forró eletrônico abriu caminho para bandas que mudaram não apenas a estética musical, mas promoveu “uma revolução na indústria cultural do nordeste do Brasil”.
Grupo: BRUNA REGATIERI, DUANE CARVALHO, FRANCIELLE CICONETTO E GEFERSON BARAZETTI

Um comentário:

acadêmicos do segundo ano de Jornalismo da PUCPR disse...

bom conjunto de dados mostrando a evoluçao e a adaptação à industria do consumo.
faltou citar as fontes.