quinta-feira, 14 de maio de 2009

Funcionalista x Hipodérmica

Teoria funcionalista e hipodérmica, dois opostos que analisam o poder da comunicação nas relações entre mídia e público, emissores e receptores.
Cria-se a partir dessas duas teorias, que provem de mesmas raízes, uma disputa de poderes: Quem manda mais, a mídia ou o publico? Que sofre massificação, o publico ou a mídia?
Nada conseguimos afirmar com precisão, além de que há uma tendência maior nos últimos tempos para a teoria hipodérmica, tendo em vista que cada vez mais explicito a mídia tem de vincular interesse visando lucro. Não se pode acreditar que o bom e velho espectador da novela das oito se acostumem com o Merchandising cada vez mais saliente em plena programação. Porém o veículo mantém esse padrão, pois impõem uma necessidade independente do interesse do receptor. E este por sua vez aceita, passivo, tendo em mente que diante dele “esta o melhor da Tv Brasileira”, imagem passada pela própria emissora e aceita pela massa manipulada.
Em contraponto, a teoria funcionalista também ocupa grande espaço. Apesar de veículos imporem as informações e alienarem grande parte da massa receptora, tem consciência que também devem agradara, falar o que o publico quer ouvir. Como já vivemos uma estrutura de receptores massificados, essa tarefa não é difícil. Acabam juntando o útil ao agradável: Eles querem, nós falamos, atendemos e nós ganhamos ganhando.
Em fim, a disputa de poderem entre emissores e receptores não é o que mais importa. Hoje, mesmo que seja a teoria funcionalista que esteja em vigor, os interesses sempre estão em jogo e a qualidade da informação é o que menos vale.

Bruna Regatieri
Duane Marina de Carvalho
Francielle Ciconetto di Capoeira
Geferson Barazetti

Um comentário:

celina disse...

"... tendência maior nos últimos tempos para a teoria hipodérmica...' - creio q o texto de base de leitura nao diz isso, nem q seja possível afirmar assim.

o q se segue no texto de vcs está um pouco confuso - é necessário ser mais objetivo para dar mais sentido ao q vcs querem falar.