domingo, 17 de maio de 2009

Teoria Hipodérmica e os meios de comunicação

Muito usada durante as duas grandes guerras mundiais pelos norte-americanos e pelos ingleses para difundir o patriotismo e o nacionalismo, a teoria hipodérmica trata do poder que os sistemas de comunicação detêm para influenciar as grandes massas/pessoas. Partindo do pressuposto de que todo indivíduo influencia e é influenciado, a teoria trabalha com a difusão de ideias e valores através dos veículos de comunicação (rádio, TV, jornal, cinema, dentre outros), visando passar uma mensagem para a maior quantidade de pessoas possíveis e em um curto espaço de tempo. Um conceito muito usado por políticos e pelo marketing/propaganda que visa convencer o eleitor/consumidor. Para muitos teóricos essa teoria trabalha com o conceito de manipulação das massas.
Um exemplo da força dos meios de comunicação e que comprova a teoria hipodérmica foi a transmissão através do rádio da ficção científica A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells em 1938. Momentos depois da transmissão da obra, pessoas estavam desesperadas pensando realmente que a Terra estava sendo invadida por marcianos e, estava instalado um pânico generalizado.

Bruna Covacci; Daniel Neves; Rafael Peroni; Tarek Omar - Jornalismo diurno A

Nenhum comentário: