segunda-feira, 25 de maio de 2009

A música sertaneja e sua internacionalização

Na década de 80, quase 70% da população brasileira era urbana, então além de uma indústria capacitada para produzir existia também um público capaz de consumir o que era produzido.
Enquanto a elite consumia o rock nacional, aqueles que haviam migrado do campo ouviam a música sertaneja (que foi o primeiro gênero de massa no Brasil) como uma forma de lembrar o passado. Pois naquele tempo as letras das músicas sertanejas eram sobre a vida no meio rural, o cotidiano daqueles que lá moravam. A música servia como um amparo para os migrantes.
O mercado aliado á comunicação de massa fez a sua parte, abaixou os preço de aparelhos de som, televisores, mostrava e fixava ao público as novas duplas, os novos cantores.
Hoje a música sertaneja não tem a mais a função de amparo e nem sempre fala do campo. Ela se refez em torno daquilo que é consumido, colocou outros instrumentos, mudou a temática enfim mudou o enfoque.
Esse novo sertanejo, atualmente, é bastante consumido pelo público jovem e urbano, que freqüentam shows de duplas sertanejas vão a bares que tocam esse estilo musical. As letras falam sobre festas, mulheres, universidade tudo para cativar o público mais novo.
A música sertaneja existe, desde a década de 20, mas foi na década de 80 que o estilo musical foi massificado. Como um modo de amparo social àqueles que migraram do campo para a cidade. Porém o verdadeiro sertanejo foi sendo “americanizado” para vender mais, e hoje o sertanejo que conhecemos é muito mais parecido com o country norte-americano do que com a música sertaneja de raiz.
O sertanejo é hoje consumido em massa, mas que surgiu como uma produção independente voltada para um público específico, e se manteve nas fronteiras do mercado, com um consumo pequeno, mas constante. Diríamos, então, que a estrutura é globalizada, mas a produção e consumo são regionalizados.


Jornalismo Noturno
Ivo Stankiewicz
Milene Silveira
Mylena Gama
Robson Leandro

2 comentários:

celina disse...

o conteúdo é relevante. ficaria mais valorizado se o texto fosse aprimorado, mais ordenado cronológicamente.

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.