quarta-feira, 20 de maio de 2009

Música Sertaneja

A música sertaneja na cultura de massa

A música sertaneja tem no seu estilo musical, influencias da música country norte-americana e heranças da “música caipira” e da moda de viola, que são caracterizadas pela melodia simples e melancólica.

Originalmente, "sertanejo" era chamado o estilo de música composto por artistas das zonas rurais. No qual se utilizavam de instrumentos típicos da época colonial, como a viola, sanfona e gaita.

Com o processo de urbanização do país, a música amplia sua temática, antes restrita ao homem do campo. Mantêm sua originalidade embutida em seu ambiente tradicional, e é modificada quando urbanizada, atendendo a padrões da sociedade de consumo.

Na década de 80, houve grande exploração comercial do estilo. Período em que muitos artistas surgiram. Lançados principalmente por gravadoras, expostos como produto de cultura de massa.

Já no ano de 2000, depois de um declínio da música sertaneja, o estilo musical ganha grandes proporções devido a novas duplas de grande sucesso. Decorrentes de lançamentos na mídia, a música obteve maior divulgação nacional pelos meios de comunicação.

Esse processo fez com que o estilo da música fosse produzido pela indústria do disco. Virou uma mercadoria, de consumo rápido e satisfação imediata, na qual visava o lucro especificamente – tornou-se produto para o consumidor.

Alunas: Gabriela Hoff e Gabriella Oliveira
Jornalismo A

Um comentário:

celina disse...

texto articula muitop bem a evolução historica e a absorção do genero pela midia, deixando claras características da industria cultural.