quinta-feira, 14 de maio de 2009

Surf Music

Nascido, em meados da década de 60, no estado norte-americano da Califórnia, o surf music está diretamente relacionado com a cultura do surf. Entretanto não é um estilo restrito, tendo dois sub-gêneros básicos: surf pop e surf rock.
O surf pop é um sub-gênero cuja maior característica é a de "música como mercadoria", isto é, a música não tem a função de entreter a massa e apenas tem como objetivo o lucro imediato. Sendo assim, abrangida pelos teóricos hipodérmicos, pois tem a mensagem é lançada e imediatamente é espalhada e absorvida pelos receptores. Foi nesta época que cresceu a preocupação com o meio ambiente, bandas como "Beach Boys" e "Midnight Oil" não só falavam do surf, mas também abordavam temas como desilusões amorosas e da importância da natureza ser preservada.
Muitos artistas são independentes, como a canadense Colbie Caillat que ficou famosa graças às músicas que ela mesma colocava no site "Myspace”. Isso nos leva a concluir que a internet exerce um papel fundamental na popularização de artistas e consequentemente é uma forma eficaz de "apresentar um produto" aos consumindores, que neste caso é a música. Nota-se também que neste subgênero ocorre uma maior divulgação, não se restringindo à internet, estando presente nas rádios, emissoras de TV e até em jornais impressos.
Ao contrário, o surf rock que não tem a mesma receptividade do surf pop, pois não tem um apelo tão comercial, porque mistura elementos do jazz com a música latina, não sendo tão voltados para a massa. Neste segmento a internet continua tendo influência na divulgação, porém o receptor escolhe o que ele quer ouvir, é algo mais direcionado. Podemos dizer que o conceito dos teóricos funcionalistas estão explícitos neste subgênero musical, pois não há um apelo comercial envolvido na música, sendo ela considerada "música como arte" e não "música como mercadoria" devido ao fato de que é estabelecido um público alvo, tendo como principal objetivo o entretenimento em si. Durante a década de 90 o surf rock sofreu uma grande popularização com o grupo "Los Del Rio" e o hit "La Macarena", mas mesmo assim não objetivava o lucro.


Alunos:
Adriana de Carvalho Maestrelli
Jonathan Seronato
Ruann Carlos Jovinski dos Santos


3º Periodo do Curso de Jornalismo, Turma A

Um comentário:

celina disse...

bom, foi mais ou menos o q o jon falou. as obs são as mesmas...tirar o hipodermico da relação...a questão é apontar pelo menos uma caracaterística da industria cultural, além da intenção de lucrar com o produto.