quinta-feira, 14 de maio de 2009

Teoria hipodérmica é improvável

A teoria hipodérmica pressupõe uma passividade muito grande do receptor, ignorando que ele pertence à mesma comunidade das pessoas que ocupam a posição do emissor. Se a intenção manipuladora parte dos donos dos veículos de comunicação em massa, então seus funcionários também precisariam estar de acordo com a manipulação. No entanto, considerando que os veículos com maior público, e que são também os mais acusados de conduta parcial ao noticiar, necessitam de grandes equipes de funcionários, parece bastante improvável que entre eles existam apenas conspiradores.

Os maiores veículos de comunicação de massa se apresentam como funcionalistas, e talvez exatamente por isso sejam os mais influentes. A demanda pela informação é que determinaria qual teoria está melhor adaptada à realidade, favorecendo os veículos que a adotaram como diretriz.

Cássio Barbora
Druval Ramos Junior
Guilherme Gaspar

Turma A Jornalismo Manhã

4 comentários:

Gaspar disse...

E refletindo um pouco aqui na hora de postar o comentário, percebo fica bastante estranho alguém tentar aplicar a teoria hipodérmica aos novos meios de comunicação, como os blogs ou o twitter. Difícil imaginar um conspirador tentando manipular as pessoas através do controle que ele faz das notícias em suas páginas online.

Maria Clara disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Maria Clara disse...

Errei ali em cima :X desculpa.

Concordo com você Gaspar, mas também não acho que quem escreve no twitter fique se preocupando com quem vai ler, ou em blog. Claro que tem quem usa para informar, mas tem outras pessoas que escrevem para relatar seu dia e não estão nem ai para que o receptor vai achar, então não encaixa muito bem na teoria funcionalista também.

celina disse...

interessante o modo como vcs derrubam o argumento hipodermico...

claro q são perspectivas de estudo e q não foram adotadas como modelo de trabalho...

em relação ao pensamento hipodermico no blog - o receptor é tb o emissor, logo...