quarta-feira, 17 de junho de 2009

Convergência das mídias x redes de comunicação online x educação

Baseado em um artigo de Vani Moreira Kenski: “Educação e comunicação: interconexões e convergências”, gostaríamos de tratar as novas formas de interação e comunicação em redes online como Wikipédia, MySpace e Youtube, que são espaços virtuais e informais de encontro na internet que permitem uma construção coletiva aberta, onde todos os que acessam são produtores de informações colaboram inserindo opiniões em qualquer tipo de texto, possibilitando a realização de trocas de informações em uma escala inimaginável.

Esta forma de interação nas redes online faz com que tenhamos de base o livro de Henry Jenkins “Cultura da Convergência”, que nos faz pensar que a convergência não só está relacionada a unificação dos equipamentos eletrônicos dos meios de comunicação e dos criadores de certos conteúdos, mas também aos consumidores dos conteúdos. As pessoas que participam ativamente destas redes produzem mais informações do que podem consumir. Neste cenário de muita informação não lida e não vista, onde está a educação destes consumidores? Poderiam novos mediadores ser vistos como educadores no sentido de produzir um diálogo, de interpretar e de intercomunicar todos os participantes de uma mesma comunidade a fim de orientar o que está sendo trabalhado, evitando a dispersão, confusão.

Nem sempre os indivíduos buscam por informações necessárias para seu conhecimento. Ao contrário, a maioria delas se consolida em torno de eventos propostos pela indústria cultural – sobretudo jogos, filmes, livros ou novelas como Matrix, Harry Potter, Heroes... – como manifestações livres de discussões, análises e produções coletivas de novos produtos. Gostaríamos de abordar também esta convergência de uma maneira geral como televisão, rádio e impressos.

Alunas: Fernanda Zaremba e Alexandra Fernandes - 3° Período Jornalismo - Noturno

2 comentários:

acadêmicos do segundo ano de Jornalismo da PUCPR disse...

Professora, ocorreu um pequeno problema na formatação do texto de nossa postagem, e por este motivo postei a versão final às 12:02. O horário em que foi postado pela primeira vez foi às 23:54:00, mas a última alteração foi no horário dito acima.

Obrigada pela atenção,
Fernanda.

celina disse...

ok
ok