sábado, 13 de junho de 2009

Convergência de mídias, interação online e os fãs

A convergência de mídias é a interação do produtor e do consumidor dos meios de comunicação, que não mais desempenham papéis separados (no caso do espectador, ele não é mais um receptor passivo de informações).

Nossa intenção é evidenciar a participação ativa de alguns dos leitores dos livros das séries Harry Potter e Crepúsculo. Estes fãs frequentam fóruns de RPG e sites que contam com sessões de fanfics (histórias baseadas nos livros e criadas por eles mesmos), de respostas das autoras às perguntas de leitores e de spoilers (com o que "vazou" de novidades sobre o próximo livro ou filme, por exemplo). No caso dos fãs que são “caçadores de spoilers”, nota-se a função do reconhecimento de prestígio aos bem informados. Já quanto a função de se atribuir status aos objetos de atenção da mídia, é possível citar a autora da série Crepúsculo, Stephenie Meyer, que fala sobre alguns de seus sites preferidos sobre a saga nas páginas de agradecimento de seus livros. E estes sites acabam ganhando ainda mais visitantes e participantes.
Pode se dizer que, com a convergência das mídias, não há interação apenas entre fãs. Há também uma relação muito mais próxima entre os mesmos fãs e autores.

Ana Carolina Baú
Emanuele Garollo
Gabrielle Lemes
Letícia Paris

3º período A

Um comentário:

celina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.