terça-feira, 16 de junho de 2009

A Música Sertaneja e a Indústria Cultural



A música sertaneja que originou-se da música “caipira” ou da “moda de viola”, é um estilo musical caracterizado pela melodia simples e melancólica. São as denominadas, por muitos, música do interior. Surgida em meados dos anos 20, os caipiras, ou sertanejos, às vezes duplas ou solo, utilizavam-se de instrumentos artesanais e típicos do Brasil-colônia, como viola, acordeão e gaita para suas apresentações, a um público muito pequeno: parentes e moradores próximos. No entanto, a partir da década de 80, tem início uma exploração comercial massificada do estilo "sertanejo", somado, em muitos casos, a uma releitura de sucessos internacionais e mesmo da Jovem Guarda. Surgem inúmeros artistas, quase sempre em duplas, que são lançados por gravadoras e expostos como produto de cultura de massa. Exploração essa, que teve um grande incentivo, principalmente da televisão, em apresentações em programas de auditório.
Robson Leandro de Souza. Jornalismo - Noturno - Turma U. (Postagem final - Livre)

4 comentários:

celina disse...

oi robson
tá adiantado...por q?

celina disse...

é...nem tao adiantado...
a diferença da data é q talvez um pouco mais tarde vc quisesse falar de outra questão (não da musica sertaneja).
mas ok a postagem.

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Anônimo disse...

Ola meu nome é Larissa Ribeiro estudo na Universidade Federal do Tocantins!esse blog me ajudou mto em um trabalho sobre a industria cultural!fico mto grata!