terça-feira, 16 de junho de 2009

Novela e a convergência de mídias

A moda indiana é cada dia mais vista nas ruas. A novela da Globo, Caminho das Índias, mostra os costumes do país, influenciando muito essa nova tendência. Vamos falar sobre como os meios de comunicação reforçam modelos de comportamento, como a trama de Glória Perez. Quando uma novela atinge uma grande audiência, por ser bem aceita pelos telespectadores, acaba se tornando um modelo.

As teorias funcionalistas partiram do princípio de que a mídia tende a influenciar comportamentos individuais e a dobrar a vontade coletiva. Com o sucesso da psicologia behaviorista e a tradição do pragmatismo filosófico, obteve êxito as idéias que o ser humano pode ser condicionado e que basta codificar e canalizar bem uma mensagem, utilizando o uso recorrente de estímulos para que os efeitos sejam previsíveis.

Assim como Caminho das Índias deixa em alta a cultura indiana, outras novelas também causaram maior interesse por determinadas culturas. Podemos citar América e O Clone, também de Glória Perez, que deixaram em alta o sertanejo e o islâmico, respectivamente.

Paula Correia, Renata Campos e Tali Miranda
Jornalismo - Segundo Ano - Noturno