sábado, 20 de junho de 2009

As novelas e o funcionalismo

As novelas da Rede Globo e algumas de outras emissoras - um dia já foi a TV Manchete e hoje é a Record - chagam até a ditar a moda e costumes do público. Não é raro ver pessoas usando roupas iguais a personagens de determinada novela ou mesmo usando expressões ditas por esses personagens. Essas novelas atraem a um grande público, que passa a agir pela influência delas.
As teorias funcionalistas concordam que a mídia influencia o comportamento e a vontade do telespectador, que também é visto como um consumidor em potencial. O espectador pode ser condicionado. Basta saber direcionar a mensagem usando estímulos e efeitos.
Um exemplo que sempre gosto de citar é o das novelas da TV Globo, que costumam ditar a moda – e mais recentemente, tirar proveito disso para faturar uns trocados e aumentar a divulgação de seus programas. Agora, existe uma empresa chamada Globo Marcas, que vende através da internet e pelo telefone produtos usados por personagens de novelas, ou outros apetrechos que levam a marca de um determinado programa.
Alunos: Ricardo e Anderson
3º período noturno

Nenhum comentário: