quarta-feira, 10 de junho de 2009

Portais na internet e a convergência de mídias

A mídia e os meios de comunicação da atualidade oferecem ao público a possibilidade da interação através de pequenos vídeos postados por telespectadores. Portais como youtube.com, garagem do Faustão, Na hora Certa (RPC), dentre outros oferecem a possibilidade de alguns minutos de fama. Características da industrial cultural, que vê isso como uma forma de medir a audiência, e fazer com que as pessoas fiquem ligadas ao canal.
No caso de portais como o YouTube, o indivíduo tem mais chances de conseguir uma suposta fama e colocar seu vídeo sem nenhuma espécie de processo de seleção do material. Já em programas como os de auditório ou os reality shows, há um processo que tem um objetivo de filtrar o que pode entrar ou não no programa. Alguns programas utilizam-se deste processo, como no caso do programa Astros do SBT. Neste o grande ponto forte do programa é o processo de seleção, que explora e humilha os candidatos que querem seu minuto de fama. Processo de seleção esse que visa a serialização, no caso, da indústria musical, não havendo espaço para músicas dita alternativa.

Bruna Covacci
Daniel Neves
Rafael Peroni
Thyago da Silva

Nenhum comentário: