sábado, 12 de setembro de 2009

Passeio Público


Curitiba apesar de ser uma metrópole ela ainda guarda em si características de uma cidade pequena e acolhedora. Um exemplo disso é o passeio público, fica em pleno centro da cidade e trata-se de um dos mais importantes símbolos da capital paranaense e uma grande área verde em plena área urbana. Sai a três anos do Norte do país e vim morar na capital do Paraná, é lógico que senti muito as diferenças culturais e geograficas, por sorte acabei morando bem próximo do passeio público, e começei a frequenta-lo sempre, talvez porque suas peculiaridades me remetesse a certos momentos que vivi na infância. O autor do livro identidades culturais na pós-modernidade, Stuart Hall, explica que a nossa identidade esta ligada com o valor simbólico, mediada de valores, símbolos, cultura do lugar onde o indivíduo habitava. Acho que por isso que me identifiquei em primeiro momento com o passeio público, pois quando pequena adorava ir em um parque florestal da minha cidade, assim como o passeio ele tambem tinha pequenos animais e era comum todos os finais de semanas eu e minha família irmos usufruir de momentos agradáveis em que podiamos aproveitar todos juntos. Sinto que de uma certa forma ele simboliza um elo com meu passado, minhas raízes.



Acadêmica: Lorena Dias, Jornalismo Noturno-4º Período Turma U

Um comentário:

celina disse...

legal a reflexão. poderia ampliar estabelecendo mais relaçãoes com o seu lugar de origem.

revisar o texto...