sábado, 12 de setembro de 2009

Santa Felicidade


Quando pensei em escolher um lugar de Curitiba com o qual eu me identificasse, pensei logo em Santa Felicidade. Santa Felicidade é sem dúvida um dos bairros mais conhecidos da nossa capital, sendo formada principalmente por imigrantes Italianos vindos de regiões como Veneto e Trento, do norte da Itália.
No mínimo setenta por cento dos meus finais de semana são passados neste bairro.
Sendo eu neta de italianos, tudo que diz respeito a esse país me fascina.
Em Santa Felicidade é possível apreciar a típica culinária Italiana, degustar queijos, vinhos e salames feitos artesanalmente por italianos natos.
Stuart Hall fala sobre a importância da identidade nacional para que o sujeito sinta-se pertencente a comunidade em que nasceu.
Hall afirma que o sujeito constrói sua identidade nacional a partir da interação entre o eu e a sociedade, gerando uma comunidade imaginária, que faz com que ele se sinta pertencente a própria cultura.
Pois bem, estar em Santa Felicidade, aprender sobre os costumes e a cultura do povo italiano, gera em mim a sensação de pertencer aquele país, sem, no entanto esquecer-me da minha verdadeira nacionalidade da qual muito me orgulho. Por esse encanto e magia que esse bairro Ítalo Brasileiro me proporciona, é que foi escolhido por mim como local de Curitiba com que me identifico.
Emanuelle Garollo
Turma A

Um comentário:

celina disse...

ótima leitura do hall.