sexta-feira, 26 de março de 2010

Paradigmas da Comunicação


Apesar da comunicação estar presente na base da sociedade, suas teorias não são devidamente estudadas e aplicadas. Isso deve-se ao fato de não haver muito interesse, principalmente por parte dos estudantes de comunicação, em compreender as teorias.
A comunicação é algo muito dinâmico e desta forma as mudanças em sua estrutura são constantes. Todas as áreas de estudo tem como base a comunicação, e cada uma delas se apropria da comunicação de uma forma diferente. Desta maneira, muitas mudanças acontecem nas teorias e as tornam mais difíceis de ser entendidas. Assim, o estudo das teorias da comunicação, não é algo simples, e não há como seguir um mesmo pensamento lógico sempre. Dificultando seu ensino e aprendizado.
O estudo da comunicação e do meio no qual ela é transmitida é essencial. Afinal, o meio e o que por ele é transmitido é de interesse de todos. O estudo deve ser feito sobre a mensagem transmitida, como é transmitida, recebida e entendida pelo telespectador.
O processo comunicativo deve ser entendido como algo vivo e dinâmico, que constrói padrões sociais. Assim seu estudo deve ser amplo e responsável.

Juliano de Mattos Oliveira - Jornalismo diurno

Um comentário:

celina disse...

ok
mas a discussão maior é do modo como a comunicação apropria-se das outras.
a segunda parte do seu estudo está meio confusa...