quinta-feira, 4 de março de 2010

Comunicação e a Interação humana

A comunicação é inerente ao homem, todo ser humano tem a necessidade de se expressar. Para isso utilizamos os mais variados recursos da comunicação. Comunicação provém do verbo latino communicare, que significa pôr em comum. A comunicação implica na utilização de uma linguagem, seja ela verbal ou não-verbal.

Sendo assim, a linguagem é uma ferramenta a qual utilizamos para por em andamento o processo de sociabilização e comunicação, na qual a fala humana é o mais importante. É em decorrência da comunicação que podemos expressar: idéias, sentimentos, desejos como também modos de comportamento e de vida.

Dentre as diversas formas de comunicação – verbais e não verbais - todas estabelecem um padrão e necessitam de três fatores, o emissor, o receptor e a mensagem. Sem qualquer um desses a, comunicação o ato de tornar comum não se estabelece. O EMISSOR é o que emite a mensagem pode ser um indivíduo ou uma organização. O RECEPTOR ou destinatário é o que recebe a mensagem, para que haja a comunicação com êxito deve existir uma mesma linguagem para que a MENSAGEM seja compreensível.

Podemos dizer que a comunicação representa também termos como: convivência e comunidade, logo que a maior necessidade de se comunicar ocorre entre um grupo de pessoas e dentro do meio onde se vive. Como Francis Vanoye cita: “... o objetivo da comunicação é este: o entendimento entre os homens.” Comunicação e linguagem estão interligadas, já que um depende do outro.

Referências:

ANDRADE, Maria M. de; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação em Língua Portuguesa. 4ªed. São Paulo: Atlas, 2006.

VANOYE, Francis. Usos da linguagem - problemas e técnicas na produção orla e escrita. São Paulo – SP - editora Martins Fontes. 13ª edição 2007.

Talitha Imparato Maximo, Rubiane Kaminski, Guilherme Mello e Amanda Walzl - ALUNOS 3º PERÍODO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

Nenhum comentário: