terça-feira, 2 de março de 2010

Conceito de Comunicação

De acordo com C.E.Shannon e W.Weaver,numa teoria de 1949 comunicação é concebida como uma transmissão de sinais. Também designado como uma teoria da Informação, foi concebido, de acordo com seus criadores, como modelo matemático, para permitir a transmissão de um conjunto de informações quantificáveis de um lugar para outro. A noção de informação operacionalizada nesse modelo é relativa à idéia de coisas sinalizáveis, igualmente determináveis fisicamente.

http://www.uff.br/mestcii/ines1.htm


Do latim "communicare", comunicação significa pôr em comum, conviver. Este "pôr em comum" implica que transmissor e receptor estejam dentro da mesma linguagem, caso contrário não se entenderão e não haverá compreensão. Assim, comunicação deve levar consigo a ideia de compreensão.
A comunicação humana é um processo contante, complexo e ativo que se distingue da comunicação animal por seu conteúdo simbólico, isto é, as pessoas são capazes de compreender, interpretar, elaborar e modificar signos e símbolos. A comunicação se dá sempre: é impossível não comunicar. Mesmo se estamos calados olhando a parece, estamos emitindo uma mensagem. O processo de comunicação está integrado pelos seguintes componentes: emissor, que é quem elabora e põe em circulação a mensgem; receptor, que recebe e interpreta; a mensagem, a informação; meio, suporte físico através do qual se transmite a mensagem; código, sistema de referência em função do qual se elabora e interpreta a mensagem e o contexto, que é a situação social, histórica, geográfica e psícológica do ato de comunicação em questão. Comunicar é por em circulação uma determinada informação, em forma de mensagem, processo que leva a compartilhar-lo. Comunicar é compartilhar, pormos a nós mesmos como seres ativos desse processo, posto que cada mensagem se codifica e decodifica a partir da realidade individual. Comunicação provém de comunhão: Comum união. Por ela, compreender o processo da comunicação resulta fundamentalmente na compreensão de todo processo do fenômeno social, porque é nele que se mostram comuns as individualidades, histórias, sentimentos, valores, modos de ver o mundo e circunstâncias das pessoas que fazem a sociedade. E essas pessoas cada vez que se comunicam, fazem uma comum união de toda essa informação, que é nada más nada menos que as mensagens que circulam diariamente, em qualquer lugar de qualquer sociedade do mundo.

http://pt.shvoong.com/social-sciences/1729137-que-%C3%A9-comunica%C3%A7%C3%A3o/

Grupo : Giovanna Miqueletto, Giancarlo, Marisol Munari, Juliano Mattos, Larissa Matos

Nenhum comentário: