sexta-feira, 5 de março de 2010

Conceito de Comunicação

"Comunicação compõe processo básico para a prática das relações humanas, assim como para o desenvolvimento da personalidade individual e do perfil coletivo. Pela comunicação, o indivíduo se faz pessoa, indo do ser singular à relação plural. Em sua prática corrente, a comunicação envolve um ethos, que diz respeito à atitude de quem opina ou argumenta; um logos, que se refere à racionalidade inerente à opinião ou ao argumento apresentado; e um pathos, que tem a ver com a arte de tornar apaixonante o fato mesmo de opinar ou argumentar. Objeto de estudos acadêmicos e científicos, a comunicação sintetiza características definidoras da sociedade e traços distintivos da cultura. A comunicação demonstra que a universalização do contato múltiplo é antídoto eficaz ao totalitarismo do sentido único.

Cotidiana, dialógica, jamais concluída e em permanente recomeço, a comunicação se faz e refaz pelos incontáveis dizeres de que somos capazes, em nossa condição e de acordo com nossa situação em distintos tempos e variados lugares. A comunicação é humana. Busca encontrar sentidos para as coisas, interpretar os acontecimentos, entender os fatos do mundo. Mais ou menos estabelecidos, esses sentidos constituem um “pôr em comum” de hábitos, costumes e tradições, que lança raízes em todos os sistemas de organização social".


Fonte:
POLISTCHUK, Ilana; TRINTA, Aluizio Ramos. Teorias da comunicação: o pensamento e a prática da comunicação social. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 179 p.

Alunas: Ana Flavia da Silva, Bárbara Borba Moraes, Jessyca Milene Cardoso, Luciane Degraf e Prisciely Naiara Kuchnir do Prado - 3º período, Jornalismo noturno.

Nenhum comentário: