quinta-feira, 4 de março de 2010

Conceitos de Comunicação

Conceitos de Comunicação
Livro: Mudanças na comunicação pessoal
Autor: José Manuel Mouran
Conceito: A comunicação é um campo de trocas, de interações que permitem perceber-nos, expressar-nos e relacionar –nos com os outros, ensinar e aprender. Comunicar é entrar em sintonia, aproximar, trocar, intercambiar, dialogar, expressar, influenciar, persuadir, convencer, solidarizar, tonar transparente, comungar.
Na comunicação expressamos e buscamos o nosso lugar pessoal, nosso eixo, nosso centro, a partir do qual interagir com os outros, com a sociedade.

Livro: Comunicação e Cultura “As idéias de Paulo Freire”
Autor: Venicio Artur de Lima
Conceito: Comunicação é a co – participação dos sujeitos no ato de pensar... implica numa reciprocidade que não pode ser rompida. O que caracteriza a comunicação enquanto este comunicar comunicando – se, é que ele é dialogo, assim como dialogo é comunicativo. A educação é comunicação, e dialogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados.
Paulo Freire

Livro: A Globalização da Comunicação
Autor: Armand Mattelart
Conceito: Comunicar significa colocar dentro da norma, suprimindo o aleatório.

Livro: Teoria da Comunicação Textos Básicos
Autor: C. David Mortensen
Conceito: Conjunto de informações verbais e não -verbais

Livro: A Técnica da Comunicação Humana
Autor: J. R. Whitaker Penteado
Conceito: A palavra “comunicar” vem do latim “comunicare” com a significação de “pôr em comum”. Comunicação é convivência; está ma raiz de comunidade, agrupamento caracterizado por forte coesão, baseada no consenso espontâneo dos indivíduos. Consenso quer dizer acordo, consentimento, e essa acepção supõem a existência de um fator que se possa colocar em “comum”, idéias, imagens e experiências.

Alunos: Mário Luiz , Thiago

Um comentário:

celina disse...

um só...
é moran.