sexta-feira, 19 de março de 2010

O Estudo da Comunicação

A comunicação não é considerada ciência, por ser entendida como uma forma auto-explicável de se estudar, sendo que não tem importância para a pesquisa científica, por exemplo. A comunicação só passou a ser estudada pelos comunicólogos depois de passar pela sociologia e pelo estudo das linguagens. A questão destacada pela autora Vera França no texto é a seguinte: A comunicação é marcada por várias contribuições ou se vê retalhada e distribuída entre várias disciplinas?
A comunicação se encontra bem consolidada tradicionalmente, e ainda por cima se sobressai em relação a outras áreas de trabalho, crescendo com muita velocidade. Essa constante mudança na comunicação acelera o crescimento do mercado da informação, mas também vive em constante mutação de assuntos falados da boca de respectivas pessoas em locais específicos do mundo e vice-versa. A comunicação nunca pára e nunca estará em síntese em todos os lugares. Isso provavelmente nunca vai mudar.
A comunicação é tão mais abrangente que muitas áreasde estudo que existem muitas que, de alguma forma, utilizam partes da comunicação como instrumento para aumentar seus recursos e aprofundar seus assuntos.

Letícia da Costa, Jornalismo - Manhã

Um comentário:

celina disse...

ok,
mas é melhor dizer q
para alguns autores ela não é considerada ciencia (porq para outros é)