sexta-feira, 26 de março de 2010

Paradigmas da Comunicação : conhecer o quê?

No texto da autora Vera Regina França temos o relato da atual fase do estudo das Teorias da Comunicação e como ele é visto como descartado ou até mesmo resolvido há muito tempo. A autora retoma a real importância da disciplina, pelo seu papel de aproximador dos fatores comunicativos.
Outro fator importante do texto é a definição clara do real objeto de estudo da comunicação, que de acordo com a autora são dois: os meios de comunicação e o processo comunicativo.
O processo da comunicação promove a interação de várias vertentes do conhecimento. Por não ser uma disciplina exata, a comunicação engloba diferentes questões e diversas interpretações para seus fenômenos.
Já os diversos meios da comunicação englobam desde a emissão da mensagem, seu conteúdo em sim, até a recepção do público e como a mensagem é recebida. Por termos diversos meios de comunicação essa mensagem pode ser interpretada de maneiras diferentes. Essa troca de informações e de entendimentos diferentes gera o real significado da comunicação.

Camila Costa Toppel. Jornalismo, Manhã.

Nenhum comentário: